1 de nov. de 2013

Como controlar a vontade de comprar: 6 táticas testadas por mim!

      
Como controlar a vontade de comprar?
      Eu não estou fazendo o desafio de ficar determinado tempo sem comprar, porém o caminho para uma vida simples fez com que eu diminuísse (e muito!) minhas compras. Desde que eu iniciei esta etapa em minha vida (há dois meses e meio), percebi que estou muito mais consciente do que eu realmente preciso comprar e do que é supérfluo e como resultado disso eu não comprei nenhuma roupa, esmalte ou calçado desde então. Mas confesso que às vezes surge uma vontade de comprar algo e nessas horas reflito bastante. Vou contar algumas táticas que são de grande utilidade para que eu consiga controlar a vontade de comprar. Espero que sejam úteis para você também!
   
1º Faça um destralhamento e organize seu armário. Como falei no post anterior, ao fazer este primeiro passo, você perceberá a quantidade de calçados/roupas/acessórios que possui e que estavam esquecidos. Este primeiro passo pode parecer trabalhoso, porém para controlar a vontade de comprar é necessário muito empenho!

2º Descadastre-se de e-mail de lojas e de ofertas. Às vezes você se depara com aquela promoção "imperdível" de meias vermelhas com bolinhas verdes, e "precisa" muito ter 3 pares delas, não é? Promoções são tentadoras e muitas nos fazem despertar o que eu chamo de "necessidades desnecessárias". Fuja disso!

3º Evite passear em shoppings. Eles são verdadeiros templos do consumo. Só vá se você realmente estiver precisando de algo, mas vá com foco no que precisa. Se necessário, faça uma lista do que vai comprar e mantenha-se firme no seu propósito.

4º Pare de fazer comparações. Como controlar a vontade de comprar se você fica sempre se comparando aos amigos que possuem determinado celular, aos colegas de trabalho que estão sempre com roupas novas, ao vizinho que troca de carro todo ano? Comparações nos levam à angústia, pois nunca teremos uma vida igual à de ninguém. A Bruna do blog Uma vida mais simples escreveu um post sobre isso. Confira lá!

5º (Re)descubra um hobby! Retorne às aulas de dança, aprenda a tocar um instrumento musical, leia os livros que tem em casa e ainda não leu, escreva, faça caminhadas, saia para fotografar, enfim, há uma infinidade de atividades que você pode fazer e que irão desviar sua atenção e diminuir sua vontade de comprar. Mas, não escolha as idas ao shopping como um hobby! 

6º Calcule o valor da peça. Quando você se deparar com algo que você queira muito comprar, pare e reflita quantas horas do seu mês você precisa trabalhar para pagar aquela bolsa que você tanto quer. Muitas vezes, apenas o fato de fazer tal cálculo já irá deixá-lo desanimado para fazer a compra, pois você perceberá o quanto precisa se esforçar para possuí-la. Essa tática serve para que você valorize seu trabalho e também os objetos que adquirir.

E você, como faz para controlar a vontade de comprar?

7 comentários:

  1. Adorei o post! Obrigada por indicar meu blog! :)

    Estou nesse projeto de ficar um ano sem comprar nada e confesso a você que me surpreendi com o quanto isso tem me mudado pra melhor. Hoje em dia eu uso muito melhor as roupas que tenho. Não tenho vontade nem de acessar sites de venda online, que eram e sempre foram a minha tentação. Estou abismada com a minha falta de vontade de comprar! Rs... espero que continue assim! ^^

    Sei que após esse período de "dieta fashion", irei comprar as coisas com muito mais consciência do que eu costumava fazer. Comprar apenas o essencial, deixar de lado as coisas desnecessárias... até mesmo os cremes e perfumes que antes eu tinha estoque, vou esperar que todos acabem pra depois comprar novos. É isso o que eu quero pra minha vida.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Como hoje uso os produtos até chegarem ao fim, reflito bastante se realmente gostei dele, já que terei que usar muito tempo. Assim, se gosto mais ou menos, não compro. Funciona bastante.

    www.umdiasereichef.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu fiz e faço:
    Não estocar produtos de beleza
    Cancelar cartões de lojas de departamentos (falta 1)
    Quando compro roupa eu vou primeiro aos brechós (essa é mais uma forma de economizar do que de não comprar)
    Adiar a co, pra por um tempo e ver se depois desse tempo ainda acho necessário comprar o objeto

    ResponderExcluir
  4. "6º Calcule o valor da peça": Normalmente faço o contrário, se a peça ( e eu aposto mais na qualidade), custo da peça e divido por quantos dias do mês ou do ano eu vou usar. Se usar muito então vale a pena e fica o custo reduzido. Mas isto sou eu, ainda com um lado futil por "trabalhar" :)

    ResponderExcluir
  5. Ótimas dicas, principalmente a última :)

    ResponderExcluir
  6. A número 2 é hilária, Sou mega viciada em entrar naquelas lojinhas que tem de tudo, e se tenho dinheiro raramente saio sem comprar nada! Adoro ver catálogos (Demillus,Avon , e Abelha Rainha) E realmente é uma coisa que eu devia evitar, é basicamente assim: Vejo logo, quero comprar!
    Belas dicas amei!
    http://ensaioseresenhasdaedjane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eae meninas, eu sou um rapaz de 19 anos, e meu problema não é com roupas não, mas sim com versão física de videogame e outras coisas do mesmo universo. Tem vezes que eu compro uma consola antiga e alguns jogos, mas depois que a nostalgia passa e eu fico precisando de dinheiro, eu vendo os troço por muito menos grana que comprei, gasto o dinheiro em comida, e acabo desperdiçando muita nota. :( Alguma dica p'ra mim?

    ResponderExcluir