26 de jan. de 2014

Como reaproveitar a água

     Sempre fui bastante interessada e preocupada com questões ambientais. Hoje vou falar de uma atitude que acredito que muitos saibam, porém poucos colocam em prática. Na verdade, eu demorei muito para colocá-la em prática também, apenas comecei a praticá-la no final do ano passado. Pois então, eis a dica: colocar um balde de água no box do chuveiro, para captar a água que sai enquanto ainda está esquentando!

     E eu que tomo um banho relativamente rápido e sem muita enrolação, fiquei surpresa com a quantidade de água que eu desperdiçava em cada banho. 

     E o que fazer com a água captada?

- Aguar as plantas;
- Lavar o carro;
- Lavar calçadas;
- Utilizar para dar descarga 

     Eu escolhi fazer essa última, pois sei que desperdiçamos de 8 a 12 litros a cada vez que acionamos a descarga. É muita coisa! Geralmente, consigo economizar 2 descargas por dia (ou seja, pelo menos 16 litros de água/dia). Em um mês, economizo 480 litros. E em um ano 175.200 litros. E tudo isso com uma atitude muito simples.

     Abaixo, separei alguns links interessantes sobre como podemos fazer para economizar e reaproveitar a água.





2 comentários:

  1. Super bacana essa ideia! Aqui em casa somos bem economicos: faço xixi no banho, to tomando banho gelado, o que economiza luz,, tomo banhos rápidos, desligo os aparelhos eletrônicos da tomada e só ligo quando vamos usá-los, reaproveito a água com amaciante pra poder lavar o quintal... enfim, nesse ponto estamos tambem fazendo nossa parte!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom saber que há pessoas como você e sua família! =)

      Excluir